sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Metro Rock - Fotos

A A.E.R ganhou um reforço de peso no metro rock. Uma fotógrafa não oficial. Explico. Estava ela com uma camera nas mãos tirando fotos indecentes da galera. Plim. Tive uma idéia. Pedido feito. Pedido aceito. Créditos devidamente postados a dona moça Tati Cross e ainda devo uma cerveja para ela. A A.E.R agradece e muito a tua ajuda. =D

Fica abaixo a galeria com as fotos (nem todas ainda):

Leia Mais…

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Metro Rock: Considerações Finais

Nunca fiz um evento tão perigosamente em cima da corda bamba como o Metrô Rock. Apesar de, teoricamente, nenhuma várias associações e coletivos fazerem parte (cinco mais precisamente) deste evento, no fim das contas quem participou efetivamente da organização e da mobilização de pessoas foram poucos. O evento seria mais uma grande festa para grilos e mosquitos dançarem, e SE, dançarem. Mas não. E logo eu pensei no que  disse o Batata na palestra onde surgiu ele e mais duas pessoas convidad por ele, presidente do coletivo B.I.L de Canoas, precisavamos apenas dar o primeiro passo.

davi_metrorock1

Quem disse que nao podemos fazer sozinhos?

Foram vários problemas que por hora não valem a pena ser discutido muito a fundo. Talvez faltou muita comunicação e, talvez, MUITA disposição de alguns coletivos e associações para ajudarem a organizar e deixar o evento com a cara que devia ter: um lançamento de um coletivo maior onde seria o começo de uma união de vários coletivos da região metropolitana. Na verdade, o discurso é bonito, traz citações de nossos irmãos nordestinos como exemplo do que pode dar certo com o bem sucedido projeto fora do eixo e chega a ser romantico de tão empolgante que é a idéia de unir coletivos de todos os locais do estado, mas, infelizmente, a prática ainda é uma realidade muito distante.

É claro que esse é apenas o primeiro evento e tudo pode mudar. Certo também que é uma tarefa complicada e que trabalhar com diversas pessoas com realidades, metas e objetivos muito distantes um do outro é uma tarefa árdua e de aparência sonhadora e inútil. Mas temos que lutar na verdade contra essa cultura dominante e mesquinha que temos por essas bandas do sul: a de enxergar para o seu próprio umbigo, peludo diga-se de passagem. Temos que lutar contra essa atitude que parece que todo o musico que monta uma banda ganha instantaneamente quando chega em um show: um rei na barriga. Temos que ser a contra cultura que se espalha como um virus para todos os lugares possíveis. Temos que ser ouvidos e também aprender a ouvir e lembrar que no fim todos vão para o mesmo buraco e que não adianta ficar empurrando o outro para ele cair primeiro que você. Mas primeiro de tudo devemos aprender que devemos respeitar aquilo que foi de acordo de todos desde o inicio, aquilo que foi discutido e aprovado por todos. Devemos dar a palavra e cumprir ela, não deixando assim ninguém na mão, com cara de tacho.

Isso tudo,não quer dizer que o evento foi ruim. Pelo contrário, foi muito bom dentro dos limites que foram sendo impostos pelas dificuldades. E, porra,  eu me diverti como há muito não me divertia em um show. Além de tudo, este show   serviu, e muito, como uma lição daquelas que entram e nao saem mais da cabeça. Agradeço a todos que ajudaram de alguma forma. Agradeço as bandas que foram ótimas. E espero continuarmos nessa batalha, que sábado apenas teve o seu inicio, para semearmos muito mais do que shows.

Em breve fotos do Show. =D

Leia Mais…

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Metro Rock Oficial

Esse é o email oficial que ta rolando no grupo do google, sobre o metrô rock e como eu estou sem tempo hábil para editar todo os links amanhã eu posto:

Na era das redes de ações coletivas do terceiro setor, ocorrerá neste final de semana na cidade de Esteio (região metropolitana de Porto Alegre) o primeiro encontro oficial  de grupos organizados em prol da cadeia produtiva de música autoral.
 
Estarão reunidos coletivos das mais diversas orientações políticas e
modus operandi, desde associações culturais sem fins lucrativos, fóruns livres, sindicatos até políticos e agentes culturais operando isoladamente.

Uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e tecnologias de
fomento à cultura, principalmente frente as recentes discussões de leis de incentivo, feira de música no RS e conferência nacional da música, e muito mais.

Compareçam, Convoquem, Fomentem!
A cadeia produtiva depende de todas as peças da engrenagem!

..::serviço

1º METROROCK
sábado, 22 de agosto

palestras/debates/mesas: das 13:00 as 17:00 no salão nobre da
Prefeitura Municipal de Esteio

Rua Rua Eng. Hener de Souza Nunes nº 150 centro de Esteio (ao lado da
estação Esteio)

Shows: Centro Comercial (av. Presidente Vargas, 2100 - centro) a partir das 21h

> Los Cochos Virados
> Subtropicais
> Bleff
> Caronna
> Chapo Punks
> Skambo Clã
> Luto
> Pólvora
> Germicida

ingressos:
palestras/debates/mesas - entrada franca
shows - antecipados R$5,00 (com as bandas ou na San Remo Calçados)
na hora R$8,00
 
realização:
B.I.L.
AER
AMUSE
Fórum dos Músicos de São Leopoldo
ExtremoROCKsul + Associação Sonar Cultural

Leia Mais…

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pólvora

pólvora

Pólvora é o nome da banda de rock que surgiu no final do ano de 2005, a partir da junção dos 3 integrantes,com o objetivo de mostrar ao público, principalmente trabalhos próprios e originais.
Lasier (22 anos) baterista e Lúcio (26 anos), guitarrista são irmãos, e já haviam tocado juntos numa outra formação a algum tempo atrás; A banda se chamava DROZÓFILA. A vontade de voltar a tocar e se apresentar em público tornou-se possível com o interesse de um amigo, o Nazza (28 anos) baixista e vocal, em fazer parte deste trabalho.
Os três começaram a ensaiar em 28/09/2005 sob forte influência do rock anos 60 e 70 deram vida à letras e músicas próprias já rascunhadas individualmente pôr eles. A surpresa logo veio, pois já no início houve entre os três, notável entrosamento e facilidade para tocarem em equipe, o que fez com que acreditassem que realmente é possível fazer um trabalho de qualidade. E em seguida já foram convidados para fazerem parte de festivais organizados em Canoas, que é a cidade de origem da banda.
A Pólvora fez sua primeira aparição no dia 10/12/05, no V Natal Rock, em Canoas/RS. Foram 5 músicas próprias e 2 couvers, que fizeram a galera dançar e se divertir.
Daí em diante vieram mais ensaios e mais convites para outros eventos e algumas festas fechadas em Canoas e Porto Alegre, como o show de abertura para o Júpter Maçã no dia 18/08/2006, no Estúdio Rock Bar em Canoas.
A Pólvora já dispõem de um Cd demo com seis músicas próprias e está em busca de um espaço para mostrar seu trabalho

Pólvora é

Marcelo Nazza - Vocal e baixo
Lúcio Machado - Guitarra e vozes
Lasier Machado - Bateria e vozes

http://www.myspace.com/polvorarnrincendiario

Leia Mais…

Caronna

Seguindo no Ritmo do Metrô Rock, vou postar o release de cada banda e seus respectivos materiais que eu, navegando pela interwebs, fui encontrando nos googles da vida e estou repostando aqui para a galera ir vendo a qualidade do material das bandas que pisarão no glorioso palco por nós montado. =D A Caronna faz parte do Line Up do metrô rock e também é uma das bandas afiliadas da A.E.R. Mas não se preocupem, a A.E.R da espaço para todos.

 Cor2

 

Caronna é uma banda de rock independente, formada por Rafael de Sá (Vocal/Guitarra), Flavio Ferreira (Guitarra), Gilson Loss (Vocal/Baixo) e Rodrigo Ribeiro (Bateria), nasceu no início de 2005 , sempre visando fazer músicas próprias entrou em estúdio para gravar suas canções e assim se lançar no Rock como uma opção dançante. Em 2008 a banda gravou seu EP no estúdio Marquise 51 - com a produção de três músicas por Lucas Hanke -www.marquise51.com.br - "Bobagens", "Por aí" e "Alguém assim" e outras três por Davi Piangers - www.davipiangers.com - “na estrada”, “aonde está você?” e “penso em você”, a banda mantêm seu estilo seguindo aquilo que mais gosta de fazer: tocar rock com energia. A Caronna tem como pretensão fazer uma música pra agitar e dançar, com um groove contagiante e melodias que grudam ao primeiro toque. A banda começa o ano de 2009 abrindo seus caminhos na cena roqueira do Rio Grande do Sul, divulgando seu EP com excelentes shows e a promessa de em breve abrir outros espaços no Brasil a fora. Para comprar o disco de estréia:Lojas Parati Discos no calçadão de Sapucaia do Sul, Lojas Preciosa no centro de Esteio, Loja Art Som em frente ao shopping de Esteio,e em Canoas na Planeta Records(Shopping Canoas) e nos shows. contatos para shows 9299-4986

 

Leia Mais…

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Metro Rock: Promoção das Boas!

Pense numa promoção das boas. Pensou? Bom isso é o que vamos proporcionar para vocês meus queridos leitores hoje e agora. =D

É o seguinte:

As três melhores respostas para a pergunta abaixo terão seus nomes devidamente anexados à lista V.I.P da A.E.R neste show inesquecível annndddd + um cd da banda Caronna de brindes =D. Vocês responderão através  do nosso formulario de contato que se encontra no canto direito superior da pagina clicando  na figura[...] igual a essa aqui abaixo.Clique aqui e responda à promoção!

Só serão aceitas respostas vindas com o nome completo e endereço de email, que sejam mandados através do formulario de contato. A promoção é válida até sexta-feira as 12:01 (para ser legal) e os escolhidos terão seus nomes e suas respostas postados aqui no blog e avisados por email do seu devido prêmio.

A pergunta é em homenagem ao festival de woodstock que fez 40 anos esse mês:

O que você faria para ir ao festival de Woodstock?

 

Lembrando que a promoção vai até as 12:01 de sexta feira. Só serão aceitas as respostas até esse horario. Ateh mais e caprichem *=D!

Leia Mais…

Metro Rock ingressos: Nomes de domingo

Domingo apesar de toda a loucura do Rock na Praça teve também, nos intervalos de uma cerveja e outra um show e outro, vários sorteios para os nossos aclamados fãs =D. Lembrando que foram sorteios de uma criatividade incrível.[...] Mas daí fiquei me perguntando se as pessoas se lembrariam que ganharam, não um ingresso, e sim um nome na lista, o que é muito mais legal, naturalmente. Então decidi que seus nomes ficarão eternos aqui nesse blog. Quer homenagem melhor do que essa? 

Confiram os ganhadores:

Felipe Bernardo do Morello

Laura de Souza Freitas

Thiago Gonçalves

Valkiria Nunes Neis

 

Lembrando ao pessoal ganhador que vocês terão que apresentar a identidade para comprovar sua existência perante nossos carteiras seguranças . E aguardem, pois terão mais sorteios AQUI nesse blog.

Leia Mais…

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Rock na Praça e os usurpadores do som e do bom senso

Ontem foi mais um dia de Rock na Praça com muito pagode rock e som de péssima qualidade, mostrando mais uma vez a força desse evento que nos dá cada vez mais orgulho e vontade de seguir em frente e criar  mais projetos que visam trazer o rock de qualidade para o público fiel que comparece aos shows da A.E.R  e as bandas que fazem parte do nosso Line up. Entretanto, nem sempre sai tudo perfeito, assim como desejamos e trabalhamos. Ontem tivemos alguns contratempos que mancharam um pouco o brilho dessa festa que realizamos com tanto orgulho e satisfação. Não há justificativas para os erros, mas há explicações que talvez esclareçam alguns fatos que aconteceram ontem. Primeiro, quero que fique bem claro que nós não fizemos parte na escolha da equipe técnica de som. Como foi um show que contou com o apoio da prefeitura, foi feito uma licitação onde a prefeitura pediu três orçamentos (inclusive o nosso indicado) e acabou escolhedo o mais barato. Mas independente da escolha deles a empresa  teria que fornecer equipamentos de  acordo com o que nós, A.E.R, tivessemos solicitado.

Até aí tudo bem, para nós estava tudo certo, estavamos tranquilos mesmo que a gente não trabalhasse com a empresa que normalmente temos preferência. Achamos que seria tranquilo pois a praça não demanda grandes necessidades para garantir uma qualidade minima do evento, apenas necessitava que a empresa seguisse o que nós solicitamos, e que as pessoas que trabalhassem na mesa de som tivesse o mínimo de conhecimento e bom senso no controle e na regulagem dos instrumentos das bandas. SÓ isso, mais nada e teríamos sucesso (bota um eco nessa palavra). Mas nada saiu como foi combinado.

Vamos aos fatos. Não tenho nada contra Pagode. Mas fique claro que eu não gosto do estilo da música, seja pagode, alexandre pires, samba de raiz, bezerra da silva, seja o que for eu não gosto, MAS (pronuncia-se MÃÃAAAASSSSS), eu respeito totalmente o estilo e não vejo problema algum em misturar diferentes estilos em um evento desde que todas as partes saibam que rolará uma mistureba pagode-rock-hiphop-eusougaucho-etc. Já fiz festas assim e garanto que o resultado não é dos piores. É até divertido para todas as partes. Mas e quando a galera que vai assistir ao ROCK NA PRAÇA (prestem atenção nesse nome: R-O-C-K), chegam lá bem belos e formosos, e escutam uns cavaquinhos, uns tambores, uns tunticundum e a galera da associação (não nós, a outra associação presente que eu nao lembro o nome) lá, só alegria tudo com o samba no pé… e ai josé? Nem eu, nem o ricardo, nem o Tiago, ninguém ligado a organização do evento (fora o pessoal do pagode) sabia que iria rolar Pagode num evento de rock, NINGUÉM sabia. Mas, relevamos. Não demos bola, nos divertimos educadamente com o pessoal do pagode, respeitamos e move on. 

Mas aí veio o desastre. Primeiro, um grande FRUTAQUEOPARIU para essa empresinha escrota que se vangloreia de seus 25 anos de caganeira em cima dos equipamentos de som. Foi revoltante ficar discutindo com um tiozinho cagão para que ele cumprisse o que foi pedido via contrato, algo tão simples como 2 amplicadores de guitarra e uma bateria completa em cima do palco. Nós pedimos pouco e o cara não se prestou nem a acertar o pouco que foi pedido. E ficou discutindo, discutindo, achando que tinha razão e me ameaçando dizendo que ia recolher tudo e ia embora, grande cocô com milho e couve. O cara era tão cagão que depois que chamamos a gata, liinda e maravilhosa cordenadora mor dos eventos da prefeitura com a ajuda do tiago da banda catavento de bolso que trabalha na prefeitura tambem, o cara sumiu do mapa e ainda mandou a mulher dizer depois que trouxe o restante do equipamento que “se querem mais vão ter que desenterrar a bufunfa”. Pessoalmente acho que ele foi se limpar, depois de tanta merda. Deixou tudo na mão do outro tiozinho que era gente fina e trouxe o equipamento pedido. Pelo menos fez o que pode com o que ele tinha nas mãos. E o evento desenrolou como tinha que ser.

O evento acabou atrasando mais de 2 horas, devido a toda essa briga desnecessária. Algo tão idiota quanto um amplificador de guitarra foi o suficiente para toda a demora. Isso é triste, e espero que a prefeitura lime essa empresa de seus futuros eventos para que não aconteça com outros o que aconteceu com nós. Eu peço desculpas, em nome da A.E.R, pelo atraso e pelos contratempos desnecessários, mesmo sabendo que apenas lutamos para garantir que o evento não degringolasse e fosse um tremendo fiasco. o Som não foi dos melhores mesmo com toda  a briga, mas não prejudicou tanto as bandas no fim. Isso é um desabafo sim, pois o que esta errado tem que ser dito mesmo que ocupe todo o blog =D.

E não esqueçam essa semana ainda tem o Metrô Rock! Teremos aqui no blog um sorteio de nomes na lista para o show desse próximo sábado! Aguardem! 

Leia Mais…

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

E na união dos nossos poderes nós somos o Metrô Rock!

metro_rock copy

É fato que o rock - que ainda teimamos em dar a alcunha de gaúcho –independente aqui no sul anda mais para lá do que pra cá há uns tempos já. Não temos mais tanta brilhantina no bolo de bandas que rolam por aí nessa cena independente que se infla de tanto próprio Égo (sim com acento e pronuciado éééégo mesmo). As bandas daqui (claro, há exceções) tem uma mania irritante de se acharem donos da música e do universo brilhando mais que o sol e fazendo crescer flores por onde passam em cada recanto minusculo dos palcos e  das cidades. E isso faz com que seja cada um por si e o resto que se dane. Olho por olho, sangue escorrendo e tudo o mais. E aí a bagunça que anda por aí esta montada.

Mas a coisa pode mudar e de fato está caminhando para um novo rumo. A união de varias associações de diversas cidades da região e do estado parece o caminho ideal e mais aprazível nessa briga para a organização de uma cena que está longe de ser organizada e chamada de independente. Claro que isso está só no começo e estamos bem longe do pessoal do espaço cubo ou  do Portal Fora do Eixo (que teve parte na iniciativa de reunir essas associações aqui no sul), estamos ainda na gestação da idéia. Para dar o primeiro passo foi feito uma pequena reunião em São Leopoldo, onde se encontraram representantes de várias associações para beber e escutar rock’n roll discutir idéias e caminhos onde possamos nos comunicar e discutir idéias que tornem essa cena cada vez maior e mais organizada.

O primeiro passo é o Metrô Rock. Um show que reune cinco associações (ou coletivos) da região metropolitana (No projeto também fazem parte coletivos de pelotas, santa maria, etc mas pelos motivos da distância por enquanto se mantem fora dos shows daqui da região) com bandas indicadas por cada associação: Caronna(A.E.R), Pólvora(A.E.R), Germicida(A.E.R), Skambo Clã(A.E.R), Chapo Punks(AMUSE), Subtropicais(Extremo Rock Sul), Bleff (Fórum dos Músicos de São Leopoldo), Luto!(B.I.L), Los Cochos Virados(B.I.L). O show será em Esteio e a galera vai se reunir no sábado dia 22 de agosto ali  no Centro Comercial ao lado do Clube Aliança no centro a partir das 21 horas fazendo desse primeiro passo o simbolo dessa união que será de extrema importância para o Rock Independente assim chamado Gaúcho.  Os ingressos antecipados estão sendo vendidos pelas bandas e nas lojas Sanremo Calçados, Rua dos Ferroviários, 40 a R$ 5, na hora R$ 8.

É hora da galera comparecer em peso para esse grande evento que será o marco de uma nova fase no rock gaúcho!

Leia Mais…

Les Paul, um adeus ao arquiteto do Rock

lespaul

Se existia um cara que ainda deviamos veneração no mundo do rock (e da musica) esse cara se chamava Lester William Polfus, ou Les Paul como era conhecido no mundo da música. O Sr Paul ai em cima, que simplesmente se cansou do violão e inventou a guitarra  que se tornou um dos modelos mais desejados do mundo da musica. Além disso ele ainda contribuiu com a revolução nos estudios de gravação inventando a gravação por camadas (ou canal)e os efeitos reverb, overdubbing e echo para a guitarra.

Nas palavras dele: “O violão não é um instrumento que vai liderar uma banda. Isso foi um inconveniente quando eu comecei a tocar violão numa orquestra, mas eu ia fazer o seguinte: deixar o Lester ter o maior trabalho."

Les ainda tocava aos 94 anos em um bar em NY. Les morreu na quinta-feira num hospital de Nova York, vítima de pneumonia e se junta aos grandes no além. =D Curte o Tio ai:

Leia Mais…

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Agosto Mês Rock and Roll!

Mês do cachorro louco, pandemia da gripe suina, 40 anos do woodstock,20 anos da morte do Raulzito....a junção de tudo isso resultou que o mês de agosto chegou pra esquentar nosso gelido inverno,te liga no que vai rolar neste mês enlouquecido

Dia 07/08- show com as bandas caronna e los arcaides no studio rock bar, ingressos a R$5,00.

dia 08/08-1°festival canoense de video clipes independentes,este festival realizado pelo b.i.l chega pra dar uma inovada na nossa cena,o festival alem de contar com diversas bandas locais concorrendo a premiações tem mostra de clipes de outros estados e ainda show de quatro bandas entre elas a banda germicida representando a AER, vale lembrar tambem que duas bandas da AER a los arcaides e a caronna estão concorrendo com seus clipes e uma das categorias é voto popular entao compareçam e apoiem, o evento vai ocorrer na fundaçao cultural que fica do lado da estaçao canoas começa as 18:00 e o ingresso é R$2,00.

14/08- Aproveitando a loucura que o mês propicia a AER em parceria com a AMUSE resolveu fazer um evento inusitado,um show na praça coração de maria em plena sexta-feira de tarde,isso mesmo sexta de tarde das 16:00 as 20:00, ja que a galera das escolas teve as ferias prolongadas vamos fazer um show especial pra eles.

15/08- A banda germicida estara mais uma vez representando a AER, desta vez no mutantes bar(bar e motoclube, av aj renner n°13 do lado da estaçao farrapos) ingressos R$2,00 e +1kg de alimento, alem da germicida terá shows das bandas Paylester e 10KPNR, a fubanga começa as 23:00.

16/08- o ja conhecido rock na praça volta desta vez com uma ediçao diferenciada, o evento fara parte da semana da juventude e diferente das outras vezes ocorrera das 15:00 as 19:00, com as bandas decents,los arcaides,takape,amigo lagarto, e mais uma atraçao surpresa, vale lembrar que este horario é só nesta edição.

dia 22/08-Metrô rock, este evento é uma parceria da AER com outros coletivos e associações da regiao metropolitana, o evento contara com palestras e debates que ocorrerão das 13:00 as 17:00 no salao nobre da prefeitura e apartir das 21:00 um festival com 10 bandas de varias cidades, o festival se realizará no centro comercial do lado do clube aliança,os ingressos antecipados custam R$5,00 e na hora R$10,00 mais socios da AER pagam a barbada de R$3,00.

dia 23/08- fazendo o encerramento da semana da juventude a AMUSE faz mais um evento na praça coraçao de maria tambem no horario das 15:00 as 19:00 com as bandas: skambocla,scarlet,adi for mais, acustico 29.

* e não é só isso ainda havera outras atividades neste mês de agosto que vamos divulgando na sequencia,inclusive algo em comemoração aos 40 anos do woodstock. logo avisaremos as novidades e anunciaremos as bandas do dia 22/08.

Leia Mais…